O Aprontando Uma mudou,

agora se chama Casa do Brincar.

23 de fev de 2010

POR QUÊ DA ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA NESSA FAIXA ETÁRIA?

Sabemos que nessa faixa etária, o desenvolvimento do cérebro é intenso, devido à plasticidade do sistema nervoso, onde ocorrem inúmeras sinapses, que se realizam de acordo com a quantidade e a qualidade de estímulos recebidos do meio que se vive.” (ALVES, 2002:123-124).

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto o Ministério da Educação e Cultura (MEC), reconhecem a importância da Estimulação no desenvolvimento infantil. De acordo com o MEC, o Programa de Estimulação para crianças é conceituado como "conjunto dinâmico de atividades e de recursos humanos e ambientais incentivadores, que são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo.

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

 

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