Acompanhe no descritivo abaixo.
Descritivo das brincadeiras
Brinquedo livre – A criança
pode desfrutar de todo o espaço do “Aprontando Uma” explorando-o como quiser. A
equipe acompanha as descobertas sem interferir na maneira de brincar e no
manuseio dos brinquedos. Nada impede, porém, que façam pequenas observações e
auxiliem no sentido de ordem que as criancas estão desenvolvendo.
Brinquedos e
brincadeiras – É por meio das brincadeiras que a criança
desenvolve sua noção do mundo. Dessa maneira registra suas experiências e
desenvolve habilidades. O brinquedo aparece objeto facilitador e como estímulo
da aprendizagem.
Experimentando com arte – A arte solicita os sentidos e os une numa
manifestação verdadeira do ser. A criança, como ser global, mescla naturalmente
suas manifestações expressivas. Nessas atividades, oferecemos condições
propícias para a expressão através da arte. pensando na formação de um ser
criador. A criança desenvolve sua expressão e sua relação afetiva com o mundo,
com as pessoas e objetos.
Modelagem - A cada dia uma ou mais texturas
diferentes para modelar. Pode ser uma massa pronta ou as próprias crianças
farão sua massinha. Tato, olfato e visão são os sentidos mais desenvolvidos
nessas brincadeiras.
Corpo
e movimento – Com o corpo e seus movimentos, a
criança dá significado ao ambiente em que vive, interage com as pessoas e
objetos. E também é interpretada pelo próximo. A linguagem corporal é uma
possibilidade de comunicação com o mundo e de apropriação da cultura. As
relações de tempo e espaço são vivenciadas nos movimentos. Diferentes estímulos
serão utilizados pela equipe do “Aprontando Uma” nessas atividades, como por
exemplo músicas diversas e objetos.
Brincando com os sentidos - A criança forma novas idéias a respeito do mundo através dos sentidos da
audição, da visão, do paladar, do olfato e do tato. As idéias obtidas são dela,
porque são consequências da experiência direta. A criança amplia seu repertório
de informações através de explorações e experimentações.
Brincadeiras
com água – O bebê é adaptado ao meio líquido na barriga
da mãe, onde começa a fazer movimentos. A água é uma ótima ferramenta para o
desenvolvimento da criança. Propostas diferentes com água criam meios para
trabalhar o tato, a audição, a coordenação motora e a criatividade. Também
propiciam benefícios para o desenvolvimento social. E além de divertir, as
brincadeiras com água tranqüilizam as crianças.
Esquema
corporal – Desenvolver a consciência do corpo como
meio de comunicação consigo e com o meio. A criança percebe seu próprio corpo por meio
de todos os sentidos. Estando o seu corpo num espaço em função do tempo, capta
imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor e movimenta-se. O
corpo é o seu centro, o seu referencial, para si, para o espaço que ocupa e na
relação com o outro. A equipe nessas atividades realiza brincadeiras que
estimulam a noção de esquema corporal.
Construção
com sucata – Desenvolve a criatividade, a imaginação
e a coordenação motora da criança. Também resgata a importância e o cuidado com
o próprio brinquedo. Damos função para objetos que seriam descartados através
da reciclagem. As possibilidades são infinitas, faremos o que a imaginação
mandar. Brinquedos, bonecos, instrumentos e peças diversas podemos criar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário