O Aprontando Uma mudou,

agora se chama Casa do Brincar.

11 de jan de 2010

Quando brincar e algumas fases de desenvolvimento


O desenvolvimento está relacionado à idade, mas não depende dela.


Quando brincar com o bebê:
No estado de alerta calmo, o bebê está atento, o ideal são brincadeiras calmas.
No estado de alerta ativo, os movimentos são indicados, a criança emite sons e faz movimentos ativos.
No estado de choro, gritos, o bebê está querendo dizer que está sentindo algum desconforto. É hora de dar colo e carinho.
No estado de sonolência (antes ou depois de dormir) temos que dar o tempo que necessita ao bebê.


    Primeira infância (nascimento aos 24 meses)

    A criança passa por 3 fases:

    1-motora reflexiva (movimentos involuntários)
    2-motor rudimentar
    3- movimentos especializador


    As primeiras expressões são essencialmente motoras:

    1-organização da coordenação motora
    2-cuidados cotidianos
    3-evolução da psicomotricidade


    Primeira Fase: 0 até 3 meses (Até os 3 meses temos que respeitar o ritmo da criança -sono/alimentação)


    DESCONTRAÇÃO

    • Descontração global
    • Abertura da mão, cruzamento braços, descontração dos braços
    • Descontração, extensão, adução pernas
    • Rolo
    • Virar/revirar
    • Movimentos dos pés, abdominais, dorsais


    Segunda Fase: 3 até 6 meses

    Preparação para a posição SENTADA.

    • Primeiras tentativas de preensão
    • Esboço de movimentos voluntários
    • Percepção visual, auditiva e tátil
    • Coordenação visomotora
    • Fortalecimento dos músculos abdominais, dorsais e cervicais


    Terceira Fase: 6 até 9 meses

    Movimento Global, Aquisição da posição sentada, Preparação para a posição de pé.

    • Percepção visual, auditiva e tátil
    • Percepção corporal
    • Fortalecimento e flexibilidade muscular
    • Lateralidade e equilíbrio
    • Coordenação visomotora
    • Preparação para o freio inibitório


    Quarta Fase: 9 meses até 2 anos

    Aquisição da posição de pé, Preparação para independência, Período de jogos.

    • Desenvolvimento da marcha
    • Coordenação global: aperfeiçoamento de sentar, levantar e correr
    • Organização Espaço-Temporal: Planos e Ritmos
    • Comunicação oral e corporal
    • Introdução ao jogo simbólico


    Infância (2 aos 10 anos)


    Quinta Fase: 2 anos até 3 anos

    • Percepção visual, auditiva e corporal
    • Aperfeiçoamento de habilidades como corrida e salto
    • Organização Espaço – Temporal: Coordenação olho-pé, Planos, Ritmos e Duração
    • Aperfeiçoamento da coordenação dinâmica manual


    A progressão para estágios mais amadurecidos de um padrão de movimento fundamental depende de vários fatores experimentais, incluindo oportunidades para prática, encorajamento e ensino em ambiente propício ao aprendizado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

     
    Related Posts with Thumbnails