
O desenvolvimento está relacionado à idade, mas não depende dela.
Quando brincar com o bebê:
No estado de alerta calmo, o bebê está atento, o ideal são brincadeiras calmas.
No estado de alerta ativo, os movimentos são indicados, a criança emite sons e faz movimentos ativos.
No estado de choro, gritos, o bebê está querendo dizer que está sentindo algum desconforto. É hora de dar colo e carinho.
No estado de sonolência (antes ou depois de dormir) temos que dar o tempo que necessita ao bebê.
Primeira infância (nascimento aos 24 meses)
A criança passa por 3 fases:
1-motora reflexiva (movimentos involuntários)
2-motor rudimentar
3- movimentos especializador
As primeiras expressões são essencialmente motoras:
1-organização da coordenação motora
2-cuidados cotidianos
3-evolução da psicomotricidade
Primeira Fase: 0 até 3 meses (Até os 3 meses temos que respeitar o ritmo da criança -sono/alimentação)
DESCONTRAÇÃO
• Descontração global
• Abertura da mão, cruzamento braços, descontração dos braços
• Descontração, extensão, adução pernas
• Rolo
• Virar/revirar
• Movimentos dos pés, abdominais, dorsais
Segunda Fase: 3 até 6 meses
Preparação para a posição SENTADA.
• Primeiras tentativas de preensão
• Esboço de movimentos voluntários
• Percepção visual, auditiva e tátil
• Coordenação visomotora
• Fortalecimento dos músculos abdominais, dorsais e cervicais
Terceira Fase: 6 até 9 meses
Movimento Global, Aquisição da posição sentada, Preparação para a posição de pé.
• Percepção visual, auditiva e tátil
• Percepção corporal
• Fortalecimento e flexibilidade muscular
• Lateralidade e equilíbrio
• Coordenação visomotora
• Preparação para o freio inibitório
Quarta Fase: 9 meses até 2 anos
Aquisição da posição de pé, Preparação para independência, Período de jogos.
• Desenvolvimento da marcha
• Coordenação global: aperfeiçoamento de sentar, levantar e correr
• Organização Espaço-Temporal: Planos e Ritmos
• Comunicação oral e corporal
• Introdução ao jogo simbólico
Infância (2 aos 10 anos)
Quinta Fase: 2 anos até 3 anos
• Percepção visual, auditiva e corporal
• Aperfeiçoamento de habilidades como corrida e salto
• Organização Espaço – Temporal: Coordenação olho-pé, Planos, Ritmos e Duração
• Aperfeiçoamento da coordenação dinâmica manual
A progressão para estágios mais amadurecidos de um padrão de movimento fundamental depende de vários fatores experimentais, incluindo oportunidades para prática, encorajamento e ensino em ambiente propício ao aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário