O Aprontando Uma mudou,

agora se chama Casa do Brincar.

30 de nov. de 2011

Descrição das atividades de dezembro

Você quer saber bem direitinho o que significa cada atividade da nossa programação?
Acompanhe no descritivo abaixo.



Descritivo das brincadeiras
 
Brinquedo livre – A criança pode desfrutar de todo o espaço do “Aprontando Uma” explorando-o como quiser. A equipe acompanha as descobertas sem interferir na maneira de brincar e no manuseio dos brinquedos. Nada impede, porém, que façam pequenas observações e auxiliem no sentido de ordem que as criancas estão desenvolvendo.
Brinquedos e brincadeiras – É por meio das brincadeiras que a criança desenvolve sua noção do mundo. Dessa maneira registra suas experiências e desenvolve habilidades. O brinquedo aparece objeto facilitador e como estímulo da aprendizagem.
Experimentando com arte – A arte solicita os sentidos e os une numa manifestação verdadeira do ser. A criança, como ser global, mescla naturalmente suas manifestações expressivas. Nessas atividades, oferecemos condições propícias para a expressão através da arte. pensando na formação de um ser criador. A criança desenvolve sua expressão e sua relação afetiva com o mundo, com as pessoas e objetos.
Modelagem -  A cada dia uma ou mais texturas diferentes para modelar. Pode ser uma massa pronta ou as próprias crianças farão sua massinha. Tato, olfato e visão são os sentidos mais desenvolvidos nessas brincadeiras.
Corpo e movimento – Com o corpo e seus movimentos, a criança dá significado ao ambiente em que vive, interage com as pessoas e objetos. E também é interpretada pelo próximo. A linguagem corporal é uma possibilidade de comunicação com o mundo e de apropriação da cultura. As relações de tempo e espaço são vivenciadas nos movimentos. Diferentes estímulos serão utilizados pela equipe do “Aprontando Uma” nessas atividades, como por exemplo músicas diversas e objetos.
Brincando com os sentidos - A criança forma novas idéias a respeito do mundo através dos sentidos da audição, da visão, do paladar, do olfato e do tato. As idéias obtidas são dela, porque são consequências da experiência direta. A criança amplia seu repertório de informações através de explorações e experimentações.
Brincadeiras com água – O bebê é adaptado ao meio líquido na barriga da mãe, onde começa a fazer movimentos. A água é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da criança. Propostas diferentes com água criam meios para trabalhar o tato, a audição, a coordenação motora e a criatividade. Também propiciam benefícios para o desenvolvimento social. E além de divertir, as brincadeiras com água tranqüilizam as crianças.
Esquema corporalDesenvolver a consciência do corpo como meio de comunicação consigo e com o meio. A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos. Estando o seu corpo num espaço em função do tempo, capta imagens, recebe sons, sente cheiros e sabores, dor e calor e movimenta-se. O corpo é o seu centro, o seu referencial, para si, para o espaço que ocupa e na relação com o outro. A equipe nessas atividades realiza brincadeiras que estimulam a noção de esquema corporal.
Construção com sucata – Desenvolve a criatividade, a imaginação e a coordenação motora da criança. Também resgata a importância e o cuidado com o próprio brinquedo. Damos função para objetos que seriam descartados através da reciclagem. As possibilidades são infinitas, faremos o que a imaginação mandar. Brinquedos, bonecos, instrumentos e peças diversas podemos criar!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts with Thumbnails